As condições meteorológicas prevalecentes na região da Ilha da Madeira, encontradas a 16,54 W de longitude (Oeste) e 32,38º N de latitude (Norte), são determinadas principalmente pelo anticiclone subtropical dos Açores.
Temperatura do ar
As temperaturas médias anuais do ar nas áreas costeiras da Ilha da Madeira são mais elevadas na costa sul do que na costa norte e diminuem à medida que se desloca para o interior de acordo com a altitude. Assim, a temperatura média anual é de 19,4 ºC no Lugar de Baixo (15 m), 18,8 ºC no Funchal (58 m), 17,8 ºC em Ponta Delgada (136 m), 15,2 ºC em Santana (380 m), baixando para 9,7 ºC no Arieiro (1.818 m). Nas restantes ilhas, que são pequenas e apresentam altitudes mais baixas, verifica-se que os valores médios são mais uniformes, no Porto Santo a temperatura média é de 18,7 ° C.
A temperatura média mensal varia pouco ao longo do ano, sendo mais elevada no verão (22,2 ºC em agosto no Funchal) e mais baixa no inverno (15,9 ºC em fevereiro no Funchal).
O intervalo de temperatura atmosférica diária é pequeno, com valores médios mensais entre 4,8 ° C e 5,6 ° C no Funchal, 4,6 ° C e 7,9 ° C no Arieiro e 4,0 ° C e 5,3 ° C no Porto Santo.
Temperatura da água do mar
A temperatura média da água do mar é relativamente elevada e varia regularmente ao longo do ano entre cerca de 17ºC em março e 22ºC em agosto e setembro.
Os valores observados para a temperatura da água do mar na região raramente caem abaixo de 15 ° C e raramente ultrapassam 25 ºC.
Umidade relativa do ar
A humidade relativa do ar é geralmente maior na costa norte do que na costa sul da Ilha da Madeira; nas outras ilhas essa variação é menor. Nas regiões costeiras da Ilha da Madeira os valores médios mensais da humidade relativa variam pouco ao longo do ano e são mais baixos no inverno do que no verão.
Na ilha de Porto Santo, a humidade relativa também é mais elevada no inverno do que no verão e o mês de agosto apresenta o valor médio mensal mais baixo.
Os nevoeiros são raros abaixo dos 500m de altitude, mas nas terras altas (acima dos 600m) ocorrem com frequência, cerca de 250 dias por ano.
Precipitação
A precipitação média anual na Ilha da Madeira é maior na costa norte do que na costa sul e aumenta com a altitude; geralmente esses valores são mais altos nas encostas voltadas para o norte do que nas encostas voltadas para o sul para regiões na mesma altitude. Os valores anuais variam entre 553 mm no Funchal e 3.084 mm no Arieiro, 1.182 mm em Ponta Delgada e 1.527 mm no Porto Moniz.
Nas restantes ilhas a precipitação é inferior: o Porto Santo tem um valor médio anual de 362 mm. Os valores médios de precipitação mensal variam muito durante o ano, os meses de outubro a março são os mais chuvosos, com o maior valor médio mensal ocorrendo no mês de novembro na costa sul, e em algumas áreas da costa norte, e às vezes no mês de Janeiro (Arieiro, Santo da Serra e Porto Moniz). Na ilha de Porto Santo o mês mais chuvoso é janeiro.
Vento
O regime de vento anual é diferente na costa norte e na costa sul da Ilha da Madeira, com ventos predominantes de NE na Ponta do Pargo (42%) e no Arieiro (40%), E em Ponta Delgada (40%) e SW no Funchal (21%), mas em São Lourenço o vento predominante é de N (39%). No Porto Santo o vento predominante é de N (29%). No verão, a frequência dos ventos de N e NE aumenta, passando de 50% em agosto no Arieiro.
Insolação
A insolação é o tempo durante o qual o sol brilha e é expressa em horas decimais.
A insolação média mensal varia ao longo do ano, tanto no Funchal como no Porto Santo, com valores máximos em maio e em agosto. De abril a outubro, o Funchal registou menos horas de sol do que o Porto Santo, situação que se inverte nos restantes meses do ano (novembro a março). Os meses com maiores valores de insolação no Funchal são agosto (240 h) e julho (228 h); Dezembro é naturalmente o mês com menos horas de sol (140 h).
No Porto Santo, agosto (245 h) e maio (223 h) são os meses com menos horas de insolação. Anualmente, o Porto Santo tem mais horas de sol (2241 h) do que o Funchal (2165 h), provavelmente devido à sua localização a altitudes mais baixas, onde a cobertura de nuvens não tem uma influência tão forte.
Cobertura de nuvens
Na Ilha da Madeira, a cobertura de nuvens é maior nos meses de outubro a março e menos durante os meses de junho a agosto, com pouca variação na costa norte. No Porto Santo, os valores da cobertura de nuvens são mais elevados nos meses de inverno e mais baixos em setembro. A variação diurna da cobertura de nuvens é distinta e geralmente os valores mais baixos ocorrem durante a noite ou manhã e os maiores valores à tarde.
© 2023 FEELING MADEIRA TOURS & WALKS