Você sabia…? Fatos fantásticos sobre a Madeira


Fatos sobre a Madeira


A Madeira é sem dúvida uma das ilhas mais bonitas do mundo. Os seus tapetes de florestas, montanhas ameaçadoras e vida selvagem exótica estão a um mundo de distância das ilhas de Menorca e Maiorca que todos conhecemos e amamos, mas as suas paisagens dramáticas e inexploradas e o clima quente durante todo o ano tornam-na num destino de férias invejável em Portugal. Então, isso nos fez pensar. O que sabemos realmente sobre as espectaculares costas da Madeira?

O que significa "Madeira"?

'Madeira' significa 'madeira' em português.

O produto de exportação mais famoso? Cristiano Ronaldo!

Talvez o mais famoso da Madeira, assim como o produto de exportação mais caro, seja o jogador de futebol de classe mundial Cristiano Ronaldo, que nasceu na capital da Madeira, Funchal. Precisa dizer mais ?!

Tem seis climas diferentes

Maderia é uma ilha semi-tropical e, devido ao seu relevo montanhoso, isso dá à ilha seis zonas climáticas distintas! A Floresta Laurissilva encontra-se no ponto mais alto da ilha e foi classificada como Património Mundial da UNESCO.

Os portões do inferno?

Quando os exploradores chegaram pela primeira vez à Madeira em 1420, eles acreditaram que os penhascos escuros do arquipélago assinalavam as portas do inferno. Hoje em dia, eles caracterizam as belezas naturais da ilha.

Plantas crescem aqui que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo

O Jardim Botânico da Madeira é mundialmente famoso pela sua bela variedade de plantas tropicais únicas. O clima subtropical da ilha e o rico solo vulcânico criam as condições perfeitas para o cultivo de 2.500 plantas exóticas. Estes jardins são também responsáveis pela conservação das plantas indígenas madeirenses, algumas das quais são muito raras e extintas na natureza.

Fora do rumo batido

O cume da montanha mais alta da Madeira e o ponto mais alto da ilha é o Pico Rivo, que só pode ser alcançado a pé. Com 1.861 m de altura, você pode querer passar a noite na pequena cabana no topo após a caminhada exaustiva!

É vinho tem gosto de nenhum outro

O infame vinho da Madeira obtém o seu sabor único ao aquecê-lo repetidamente, o que historicamente se acreditava aprofundar o sabor. Desfrute de degustação de vinhos nas aldeias serranas, rodeadas por fitas de vinhedos, e você encontrará sabores doces e secos, além de notas incríveis como nozes torradas, toffee e caramelo.

É um dos melhores lugares do mundo para ver baleias

As águas que rodeiam a Madeira estão repletas de vida marinha, o que lhe dá a oportunidade de ver de perto pássaros, golfinhos e 15 espécies diferentes de baleias! As baleias costumam usar essa área como passagem segura para a reprodução. Na verdade, o cachalote pode ser visto durante todo o ano.

Nós realmente sabemos como festejar

É no Livro dos Recordes Mundiais do Guinness que a Madeira acolhe a maior queima de fogos de artifício da passagem de ano do mundo!

A melhor praia da europa

O arquipélago da Madeira é conhecido por ser conhecido como as 'Ilhas Douradas' e por ter uma das melhores praias da Europa, o Porto Santo é talvez a mais dourada de todas. Há muito pouca chuva aqui, portanto, a Madeira é um destino perfeito para férias na praia.

Reserva natural

As Ilhas Desertas são pequenas ilhas vulcânicas que fazem parte do arquipélago da Madeira, agora designadas como reserva natural. Eles servem como o último refúgio do tipo mais raro de foca do mundo; a foca-monge do Mediterrâneo. A mais de 180 milhas da Madeira, as Ilhas Selvagens são um santuário de aves reconhecido e reserva natural para algumas das plantas mais raras do planeta. Aqui, o número de visitantes humanos é limitado por lei.

É um arquipélago, não uma ilha

A percepção popular é que a Madeira é um afloramento solitário, à deriva ao largo da costa de Marrocos - mas, na verdade, este fragmento do Atlântico oriental nascido de um vulcão é apenas o maior segmento de um arquipélago mais amplo. A “segunda” ilha, Porto Santo, esconde-se a 44 milhas (71 km) a nordeste do Funchal - e está tão fora do caminho que Cristóvão Colombo viveu aqui.

Flower power é uma coisa

A Madeira é conhecida pela fertilidade do seu solo, mas mostra-se particularmente afinada com a Mãe Natureza. Madeira tem um vislumbre de cattleyas, cymbidiums e paphiopedilums e muito mais. Estas grandes flores são visíveis ao longo do ano, mas têm um brilho extra durante a Festa da Flor da Madeira - que inclui desfiles e exposições.

Você pode visitar uma 'mini Galápagos'

As comparações com os paraísos de vida selvagem do Equador não são totalmente rebuscadas no caso das Ilhas Desertas - três faixas estreitas no mar, a maior das quais, Deserta Grande, espreita 16 milhas (26 km) a sudeste da Madeira. Em grande parte desabitadas, são o lar de oito espécies de aves marinhas, o lagarto de parede da Madeira - e uma colônia de focas-monge do Mediterrâneo.

Fevereiro costuma ser divertido

A Madeira não é a única ilha atlântica a lançar-se em cocares de plumas e exuberância geral quando surge o segundo mês do ano. Mas seu carnaval anual é um dos melhores casos de caos do Mardi Gras na Europa - girando em torno de um desfile, realizado no sábado antes da terça-feira de carnaval.

A capital é colorida

O Funchal chama a atenção no coração da Zona Velha, um redemoinho de criatividade pública, que viu as entradas dos edifícios ao longo da Rua de Santa Maria adornadas com pinturas brilhantes e cenas imaginativas. As imagens incluem tudo, desde um pescador sentado ao lado de seu barco ao luar até um olho deslocado espiando por trás de uma "janela" de vidro amarelo rachado.

Você pode mergulhar nas profundezas

A localização atlântica do arquipélago madeirense torna-o num destino óbvio - mas menos proclamado - para o turismo de mergulho.

Quando foi descoberta a Madeira?

Muitas vezes as pessoas afirmam que a ilha foi descoberta pelos portugueses no início da era colonial dos descobrimentos, entre os séculos XV e XVI. Mas parece haver ampla evidência de que os marinheiros conheciam a ilha muito antes disso, já que às vezes ela é incluída em mapas do século XIV. A menção mais antiga da ilha parece remontar ao século I DC, ao filósofo romano Plínio, o Velho, mas isso ainda não foi provado. A Madeira foi descoberta oficialmente em 1419.

População

A região da Madeira tem uma população total de cerca de 270.000, a maioria dos quais vive na ilha principal da Madeira. Cerca de 5.000 pessoas vivem na ilha do Porto Santo. As Desertas e Selvagens são habitadas apenas por guardas do parque, militares e Polícia Marítima.

Ilha montanhosa

A ilha da Madeira é montanhosa com picos que atingem 6.100 pés. Quando reivindicada em 1419, a ilha foi coberta por floresta de loureiros, dando origem ao seu nome. 'Madeira' significa 'madeira' em português.

Comprimento das levadas

A ilha da Madeira tem mais de 1.350 milhas de levadas criadas para transportar água da parte montanhosa da ilha para as regiões agrícolas mais secas do sul.

Cerveja local

A cerveja local, a Coral, é produzida na Cervejaria da Madeira desde 1872. A cervejaria também produz as marcas de refrigerantes Brisa e Laranjada.

Carne no espeto

A Espetada é um prato tradicional à base de carne de vaca friccionada com alho, sal e louro e marinada durante 4 a 6 horas em vinho Madeira, vinagre e azeite. Os pedaços de carne são espetados em um palito de louro e grelhados. A carne costuma ser servida com milho frito, quadrados fritos de fubá e couve que é semelhante à polenta italiana.

Bordado

O bordado foi originalmente introduzido na Madeira pela família Phelps de Inglaterra que se estabeleceu na Madeira em 1784. Em 1854, Elizabeth Phelps estabeleceu uma pequena escola em sua casa e ensinou crianças e mulheres a bordar com os seus desenhos originais. Esses bordados se tornaram populares e procurados pelos turistas. Já na década de 1860 o bordado tornou-se uma grande indústria com 70.000 bordadeiras femininas na Madeira.

ACESSE A PÁGINA INICIAL DO BLOG

© 2023 FEELING MADEIRA TOURS & WALKS