Festival Nossa Senhora do Monte

No dia 15 de agosto, é celebrada a padroeira do Funchal e de toda a Diocese. Mais do que uma tradição, que se mantém há muitos anos, é antes de tudo uma expressão de fé, que atrai milhares de pessoas ao centro da freguesia. A festa estende-se do Largo da Fonte às Babosas, conhecida pela Capela destruída durante a tempestade de fevereiro de 2010 - um novo empreendimento vai ser construído no mesmo local.

O ponto alto da festa acontece na véspera, dia 14 de agosto. No passado, os peregrinos vinham a pé, em peregrinação. Hoje em dia as pessoas chegam de todo o lado nos seus carros particulares, de autocarro e mais recentemente algumas pessoas optam pelo teleférico que liga o Funchal ao Monte.

O Festival é marcado por uma grande animação, promovida espontaneamente por grupos improvisados que ao som da sanfona, do rajão e de outros instrumentos musicais, tocam canções desafiadoras que chamam a atenção dos transeuntes. Daí a expressão popular “No dia 15 de agosto todos os caminhos levam ao Monte”.

As decorações, que merecem destaque, são acompanhadas pelas tradicionais barracas de comida e bebida. A Espetada Regional, o pão bolo do caco e a típica sanduíche de carne de vinha-d'alhos (carne marinada em vinho e alho) estão sempre presentes na festa.

O dia seguinte é destacado pelo aspecto religioso. É o culminar das “novenas” até 15 de agosto - nove missas que servem para preparar as festividades. A cerimónia religiosa é presidida pelo Bispo da Diocese do Funchal. É também o dia em que os fiéis cumprem suas promessas carregando velas.

ACESSE A PÁGINA INICIAL DO BLOG

© 2023 FEELING MADEIRA TOURS & WALKS