O folclore é entendido em cada região ou país, como uma genuína manifestação das tradições culturais de um povo.
Na ilha da Madeira, há espetáculos folclóricos durante todo o ano, nomeadamente durante as celebrações de determinadas tarefas agrícolas, como a vindima, a colheita e a escavação, e durante as festividades religiosas, festas e romarias.
Hoje em dia, a tradição folclórica continua com grupos folclóricos através de suas danças. A grande marca do folclore madeirense é expressa pelo “bailinho”, acompanhado por vozes e música e pelos conhecidos “desafios”, onde dois cantores improvisam alternadamente letras de carácter social sátira. As danças típicas variam entre a “chamarrita”, a “charamba”, a “mourisca” e o “bailinho das camacheiras”.
A música e a dança do folclore madeirense descrevem o amor, as tradições pastorais e os momentos mais tristes da história da ilha. O pisar das uvas é simbolizado nos passos da dança. A “dança da Ponta do Sol”, onde os bailarinos estão de cabeça baixa, representa a época da escravidão, como símbolo da submissão do escravo ao senhor.
Os instrumentos utilizados no folclore madeirense são os instrumentos tradicionais como o “facão”, o “rajão”, o “braguinha”, a rabeca, o violão, o acordeão, o triângulo e o tradicional “brinquinho”, de confecção local.
© 2023 FEELING MADEIRA TOURS & WALKS