Bordado Madeira

O bordado da Madeira começou a ser produzido há cerca de 150 anos e tornou-se uma mercadoria importante nos séculos XIX e XX. Nesse período, passou a ser comercializado em diversos mercados internacionais, incluindo Reino Unido, Itália, Estados Unidos, Cingapura, Austrália e outros. Inspiradas nos motivos naturais da ilha, as peças são cuidadosamente desenhadas e bordadas por bordadeiras experientes.

O produto passa por várias etapas de produção antes de ser certificado com um selo que garante sua autenticidade e qualidade.

As origens do Bordado Madeira remontam aos primórdios da colonização da Ilha da Madeira. É crença comum que começou a ser confeccionada por mulheres nobres de imediato, devido à necessidade de artigos ornamentais para a casa, assim como roupas, e ainda sob a influência de tarefas conventuais. Porém, só a partir da segunda metade do século XIX é que este produto passou a ser reconhecido não só a nível regional e nacional, mas também a nível internacional, uma vez que alguns comerciantes ingleses se estabeleceram no Funchal exportando peças bordadas para Inglaterra. Com a nova dinâmica que o negócio adquiriu, novas fábricas de bordados foram abertas com crescente interesse de estrangeiros, principalmente ingleses, alemães e americanos, o que contribuiu para uma mudança radical no setor produtivo, com uma evolução do processo artesanal para industrial.

Os exportadores especializados entregam o trabalho do tecido estampado (feito por designers) às bordadeiras, que mãos capacitadas trabalham o tecido antes de retornar à fábrica, para ser verificado, cortado, lavado e passado em uma sucessão de verificações que terminam com o colocação do selo pelo IVBAM (Instituto do Vinho da Madeira, Bordado e Artesanato). Este selo garante a qualidade e autenticidade do Madeira Embrodery.
Os tecidos utilizados no fabrico do bordado Madeira são: linho, seda natural, organdie e algodão.
Atendendo às várias influências das rendas de Inglaterra, Milão e Bruges, acredita-se que estas tenham servido de inspiração para os diversos pontos aplicados na execução do Bordado Madeira, nomeadamente o Richelieu, “Caseado” (ponto caseado), “Arrendado” (renda ponto), “Ponto de Corda” (ponto de corda), “Ponto Francês” (ponto francês) ou “Garanito”, etc.
O Bordado Madeira oferece uma vasta gama de artigos, que inclui peças Roupa de mesa, Roupa de cama, Roupa de banho, Roupa de criança entre outras peças.

Com cerca de 150 anos de história, o processo de produção do Bordado Madeira continua com a mesma autenticidade desde o seu início e estima-se que existam atualmente na região cerca de 30 empresas que fabricam o Bordado Madeira, bem como, cerca de 3000 Bordadeiras que se dedicam à arte do Bordado Madeira. bordados no dia a dia.

ACESSE A PÁGINA INICIAL DO BLOG

© 2023 FEELING MADEIRA TOURS & WALKS