Atrativos Temáticos da Madeira

Na Madeira, são vários os atrativos que podem merecer a sua atenção. Criamos uma seleção das atrações mais importantes e bonitas, esperamos que você goste de visitar.

Caves de S. Francisco - Vinho Madeira

Visite as Caves de São Francisco e desfrute de uma exposição sobre a história do Vinho Madeira. Os visitantes podem provar o vinho e fazer compras enquanto se maravilham com a curiosa arquitetura do prédio.

Endereço: Avenida Arriaga 28, Funchal

Monte trenós

Na Madeira encontrará um meio de transporte muito especial, o “trenó do Monte” em cestaria. É uma experiência imperdível.
Uma das atracões mais famosas da Ilha da Madeira são os famosos passeios de trenó. Esses carros são feitos de vime e madeira e têm dois ou três assentos.
Estes trenós são movidos por dois carreiros, ou trenós condutores de uniforme branco e chapéu de palha, que controlam este meio de transporte fazendo uso das suas botas como travão.
Esta viagem realiza-se entre o Monte e o Funchal e dura cerca de 10m. em uma distância de 2 km, proporcionando ao turista uma experiência repleta de pura emoção.

Endereço: Sítio da Igreja - Monte, Funchal

Aquário da madeira

O Aquário da Madeira, na vila de Porto Moniz, representa os vários habitats do mundo marinho da Madeira ao longo de 12 tanques.
O Aquário da Madeira, situado no Porto Moniz, junto ao porto, é uma mais-valia da programação lúdica e cultural do Porto Moniz.
O prédio do Aquário foi construído no antigo forte de São João Batista. As ruínas do forte foram adquiridas em 1998 pela Câmara Municipal do Porto Moniz, que devolveu o forte à sua traça original, enquanto o seu interior foi adaptado à sua nova função de Aquário.
Os tanques de exposição mostram os vários habitats do mundo marinho madeirense. O tanque mais impressionante contém cerca de 500.000 litros de água salgada.

Endereço: Rua Forte de São João Batista, Porto Moniz

Centro de Ciência Viva do Porto Moniz

O Centro Ciência Viva do Porto Moniz, na freguesia de Porto Moniz, acolhe exposições no domínio da ciência, diversificando a oferta cultural deste local
O Centro Ciência Viva do Porto Moniz, na freguesia do Porto Moniz, é uma espécie de centro cultural vocacionado para adultos e crianças, que reúne exposições nacionais e internacionais no domínio das ciências - para o que assinou um acordo com o Pavilhão do Conhecimento- Ciência Viva em Lisboa.
Além da área expositiva com jogos interativos, este centro possui um auditório para 150 pessoas, o que lhe permite acolher conferências e simpósios.

Endereço: Rotunda do Ilhéu Mole, Porto Moniz

Moagem do norte - Sorum

Quem visita os históricos "Engenhos do Norte - SóRum", na vila de Porto da Cruz, pode vivenciar uma das principais testemunhas vivas da gloriosa produção açucareira da ilha, no início do século XX.
Construído no início do século XX (1927), embora equipado com maquinaria do século XIX, o engenho Porto da Cruz é um dos exemplos mais marcantes da importância do comércio da cana-de-açúcar na Madeira. Em termos de património, é também um museu de grande importância.
Dedica-se exclusivamente à produção de cachaça de acordo com o processo original, incluindo a cachaça “Branca” e a cachaça “Envelhecida 970 Reserva”.
Se você visitar a ilha entre os meses de março e maio, quando começa a colheita da cana-de-açúcar, poderá testemunhar os sons, movimentos e cheiros da fermentação, embora de uma distância segura devido às restrições de segurança modernas. Durante o resto do ano é possível observar as máquinas e entender o mecanismo por meio de dispositivos interativos. No final do passeio sugerimos uma visita à Casa de Rum, mesmo ao lado do moinho, onde poderá saborear uma variedade de Rum.

Endereço: Casas Próximas, Porto da Cruz

Farol da Ponta do Pargo

Inaugurado em 1922, o farol está situado no extremo oeste da ilha, uma falésia que se eleva a 290 metros acima do nível do mar.
Erguido na Ponta da Vigia, a 290 metros acima do nível do mar, o farol da Ponta do Pargo foi aceso pela primeira vez em 5 de junho de 1922.
Dominando o topo da falésia, a torre tem 14 metros de altura e a sua luz encontra-se a uma cota de 312 metros acima do nível do mar.
O farol recebeu eletricidade em 1989 e dez anos depois, em 1999, o governo regional o declarou como tendo valor cultural local na região.
Em 2001 foi criado um pequeno centro museológico onde estão expostos diversos artigos relativos aos faróis da Madeira, desde fotografias à documentação; este museu reúne num só local a história destes monumentos tão importantes na história das ilhas.

Endereço: Ponta da Vigia, Ponta do Pargo

Cavernas de São Vicente e centro de vulcanismo

Formadas há 890 mil anos, estão entre as primeiras cavernas de origem vulcânica a serem abertas ao público em Portugal.
As Grutas de São Vicente foram formadas por uma erupção vulcânica, ocorrida no Paul da Serra. A parte externa da lava que foi exposta a temperaturas mais baixas, solidificou-se rapidamente enquanto a parte interna permaneceu líquida com muitos gases, formando uma série de tubos de lava.
As cavernas foram relatadas pela primeira vez em 1885 pelos habitantes locais e abertas ao público em 1º de outubro de 1996.
Estiveram entre as primeiras cavernas vulcânicas a ser abertas ao público em Portugal e podem ser visitadas seguindo um percurso subterrâneo de mais de 1.000 m. A altura das cavernas varia entre 5 e 6 metros.
No final do passeio, os visitantes podem aceder ao Centro dos Vulcões, um pavilhão que oferece um conjunto de apresentações audiovisuais educativas e lúdicas que recriam a evolução geológica das cavernas, a erupção de um vulcão e até uma simulação do nascimento da Madeira .

Endereço: Sítio do Pé do Passo, São Vicente

Mercado de fazendeiros

Feira dos Agricultores, inaugurada em 24 de novembro de 1940, apresenta arquitetura do Estado Novo, com grandes painéis de azulejos que decoram a fachada, a entrada e a peixaria.
Este projeto da autoria de Edmundo Tavares (1892-1983), apresenta a arquitetura do Estado Novo e reflete a intenção de torná-lo o principal ponto de abastecimento da cidade.
Grandes painéis de azulejos em Faiança Batisttini de Maria de Portugal, datados de 1940 e pintados com temas regionais por João Rodrigues, adornam a fachada, a entrada principal e a peixaria.
Hoje, este espaço ainda exerce as funções para as quais foi criado. Aqui são vendidos todos os tipos de produtos, misturando cores, sons, cheiros e várias nacionalidades.

Endereço: Largo dos Lavradores, Funchal

Casas tradicionais de Santana

O Centro de Casas Tradicionais de Santana apresenta algumas das casas típicas de Santana, onde pode obter produtos regionais. Perto da Câmara Municipal de Santana encontra o Centro de Casas Tradicionais de Santana. Trata-se de uma área de preservação, ampliada pelo município de Santana, em memória do patrimônio local.
Aqui encontramos algumas casas típicas de Santana, todas adaptadas ao uso atual, onde se pode comprar uma grande variedade de produtos locais e artesanato tradicional.

Endereço: Rua do Sacristão - Sítio do Serrado, Santana

Parque temático da madeira

O Parque Temático da Madeira em Santana é um magnífico espaço dedicado à história, ciência e tradição da Ilha da Madeira.
O Parque Temático da Madeira, localizado na cidade de Santana, é um fantástico centro de exposições dedicado à história, ciência e tradição da Ilha da Madeira. Ocupa uma área de 145.000 m2 e não deve ser deixada de lado pelos visitantes; é o único do género em Portugal.
As principais atrações do Parque são os quatro pavilhões multimídia; "Descoberta das Ilhas", "Futuro da Terra", "Viagem Fantástica na Madeira" e "Um Mundo de Ilhas, As Ilhas do Mundo". Uma réplica do comboio do Monte, tradicionais carros de boi e redes, uma tradicional casa de Santana, um moinho de vento, um labirinto e até um lago são algumas das atracões do Parque.
A visita à zona ajardinada é aberta a todos, um espaço aberto que revela alguns exemplares da flora indígena da ilha, e percursos pedonais, que também se encontram entre algumas características interessantes deste atrativo cultural e científico.

Endereço: Estrada do Parque Temático, nº 1 - Fonte da Pedra, Santana

Projeto de portas pintadas

O centro histórico da cidade do Funchal, mais conhecido por “Zona Velha”, apresenta o Projeto Portas Pintadas que transforma esta zona numa galeria de arte permanente.
Este projeto de arte pública pretende dinamizar uma das zonas mais emblemáticas da Baixa do Funchal de forma a torná-la num centro cultural mais significativo e atrativo e numa galeria de arte permanente, juntando vários artistas convidados para trabalharem em pinturas decorativas em portas de casas, lojas e outras dependências ao longo da Rua de Santa Maria, transformando-se em obras de arte.
Este projeto resulta de uma parceria entre José Maria Zyberchema, João Carlos Abreu, antigo Secretário Regional do Turismo e Cultura da Câmara Municipal do Funchal em colaboração com algumas entidades privadas.
Entre as várias personalidades de renome do panorama artístico madeirense, que se associaram a este projeto, destacam-se o arquiteto Paulo David e a designer Nini Andrade Silva.

Endereço: Zona Velha, Funchal

Teleférico monte

Esta viagem oferece magníficas vistas panorâmicas do Funchal até ao Monte.
Este teleférico irá levá-lo da parte antiga do Funchal ao Monte em cerca de 15 minutos.
Desfrute de uma vista espetacular sobre a baía e os vales do Funchal a partir de um dos 39 automóveis de sete lugares.
A estação do Funchal fica no Campo Almirante Reis e a estação do Monte no Largo das Babosas.
Pode ir do Funchal ao Monte em poucos minutos enquanto aprecia a paisagem circundante.
No Monte poderá aproveitar para visitar os magníficos Jardins Tropicais do Monte Palace e também a Igreja de Nossa Senhora do Monte onde está o túmulo do último imperador austro-húngaro Carlos I.

Endereço: Rua do Sacristão - Av. do Mar e das Comunidades Madeirenses, Funchal

ACESSE A PÁGINA INICIAL DO BLOG

© 2023 FEELING MADEIRA TOURS & WALKS